Dia do Desafio: Música, dança e integração para promover a saúde

A mobilização mundial proposta pelo Dia do Desafio para estimular a prática esportiva e de atividades físicas não poderia passar em branco no Instituto Umani. Para marcar a data, o Umani Acolhe desta quarta-feira, 31/5, promoveu uma tarde para demonstrar como as atividades físicas e esportivas podem promover a saúde de uma forma divertida e prazerosa. Música, dança e uma boa conversa fizeram parte da programação.

De acordo com a arteterapeuta e educadora física Isadora Sbeghen as atividades foram divididas em dois momentos e pensadas para envolver tanto os pacientes da clínica, quanto familiares e pessoas da comunidade que participaram deste momento. “Promovemos, inicialmente, uma conversa sobre as preferências, lembranças e experiências das pessoas relacionadas às atividades físicas. O objetivo foi demonstrar que a realização destas práticas pode promover a saúde de uma forma divertida e prazerosa. Por isso, integramos práticas que, por si só, já são acolhedoras como a conversa, a dança e a música para estimular a coordenação motora, o ritmo e a integração dos participantes”, explica.

A prática de atividades físicas influencia positivamente tanto na prevenção quanto na recuperação de pacientes neurológicos, bem como de outras condições de saúde. “Voltar o olhar para os benefícios e de como essas práticas podem ser fonte de prazer e não uma obrigação proporciona inserir essas atividades de forma mais natural no dia-a-dia das pessoas”, complementa. Além disso, a roda de conversa sobre as lembranças, preferências e experiências dos participantes também é uma forma de estimular a memória e funções cognitivas dos participantes. 

plugins premium WordPress
Abrir chat
Necessita ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?