Aperfeiçoamento vocal e corporal foi realizado na Clínica Umani Adulto, em Passo Fundo, por equipe profissional multidisciplinar
Para comemorar os 30 anos de carreira, o ex-vocalista da banda LS Jack, Marcus Menna, realizou, ao longo de 60 dias, uma intensa preparação corporal e vocal com a equipe multidisciplinar da Clínica Umani Adulto, em Passo Fundo. Conhecido nacionalmente por sucessos como Carla, Sem Radar e Uma Carta, ele agora se prepara para apresentar aos fãs músicas inéditas, além de uma turnê solo.
A Clínica Umani foi escolhida para a preparação por ser um centro referência nacional em Estimulação Magnética Transcraniana que alia a tecnologia a técnicas da fisioterapia e da fonoaudiologia, dentre outras áreas. Em Passo Fundo, ele teve o acompanhamento da fonoaudióloga Andréia Ester Puhl e da fisioterapeuta Nedi Magagnin, além de outros profissionais da equipe multidisciplinar da Clínica.
O músico veio a Passo Fundo com o objetivo de se preparar para a voz para a gravação de novas músicas e também para uma turnê solo que está sendo planejada. “A minha experiência na Umani foi maravilhosa, todo mundo foi muito carinhoso e me receberam muito bem”, conta Marcus. Com um trabalho intensivo de preparação, com treinamento diário com diferentes profissionais, ele agora retorna para casa e comemora os resultados. “Todos me trataram muito bem e colocaram a minha voz de novo no lugar. É uma equipe muito competente, sem dúvidas. Estou voltando pra casa muito feliz por essa experiência maravilhosa”, avalia.

Tecnologia e um método exclusivo
O método utilizado no aperfeiçoamento vocal e corporal do músico é uma exclusividade da Clínica Umani e chamado Neuroreabilitação Intensiva Personalizada (NIP). O NIP envolve desde a compreensão de forma integral da pessoa que recebe o atendimento, passando por um combinação de técnicas de diferentes áreas, tudo isso potencializado com o uso da tecnologia. Cada atendimento é personalizado conforme as necessidades individuais de cada pessoa.
Conforme a fisioterapeuta Nedi, a estimulação magnética e elétrica transcraniana, usada como fator de potencialização dos resultados, consiste numa técnica de estimulação cerebral, não invasiva. “Ela potencializa o efeito do treinamento estimulando áreas específicas do cérebro que permitem que ele realize novas sinapses que resultam em melhora na execução das funções corporais”, explica. O estímulo cerebral é realizado de forma conjunta com a execução dos exercícios. “Todo esse método que utilizamos foi desenvolvido por profissionais da Clínica e já beneficiou mais de 15 mil pessoas desde que iniciamos nossos trabalhos”, conta
Todo o treinamento envolveu, principalmente, técnicas, exercícios e manobras de fonoaudiologia e fisioterapia, várias delas realizadas de forma associada e simultaneamente. A fonoaudióloga Andréia explica que essa associação é fundamental para a obtenção de melhores resultados. “Os métodos e técnicas utilizados visam refinar e aperfeiçoar a sincronia entre o corpo e a voz a fim de proporcionar uma melhor performance vocal. A qualidade da voz, de sua articulação e projeção também resulta de uma organização corporal adequada. Por isso, a associação de exercícios de fisioterapia e fonoaudiologia, juntamente com a tecnologia, resulta em ganhos no tratamento”, enfatiza.
Outro grande diferencial utilizado pela Clínica é a simulação de situações reais do dia-a-dia de cada pessoa. “A gente busca identificar a paixão das pessoas, aquilo que elas gostam de fazer. A partir disso o trabalho consiste também em simular essas situações. No caso de um músico, o colocamos em situação de palco, por exemplo, fazemos exercícios com equipamentos que são utilizados em uma apresentação. Tudo isso auxilia no processo”, acrescenta Andréia.
Nova fase



Após o intensivo de 60 dias em Passo Fundo, Marcus agora retorna para casa e se prepara para a gravação de novas músicas. A primeira delas acontece neste sábado, dia 1º de abril. Todas as canções são de autoria do músico e contam com a produção de Marcelo Sussekind, um dos principais nomes do rock nacional. O músico conta ainda com a preparação vocal de Wilson Gava.
