Se você já sentiu enjoo durante uma viagem, sabe como essa sensação é desconfortável e pode interferir em alguns planos. Mas o que talvez você não saiba é o motivo pelo qual isso acontece. E ele tem muito a ver com os seus olhos e o seu labirinto.
Durante uma viagem o seu cérebro pode ter dificuldade para identificar se você está parado ou em movimento e é a partir dessa confusão que vem a sensação de enjoo. A trepidação do veículo, por exemplo, sentida pela sola dos pés e pelo corpo envia um sinal para o cérebro de que você está em movimento, porém, quando os olhos estão focados em algo estático a mensagem fica confusa.
Mas por que os olhos têm influência nisso? É porque eles estão diretamente ligados ao labirinto que é a estrutura responsável pela manutenção do equilíbrio. Logo, quando as informações recebidas pelo cérebro destas fontes (olhos, corpo e labirinto) não é condizente, o organismo entende que algo está errado e gera a sensação de enjoo.
Bom, mas como resolver isso? Confira essas dicas:
Olhe para a estrada
Parece pouco, mas olhar a estrada vai indicar ao seu cérebro que você está em movimento. Uma das principais causas do enjoo é a dificuldade que o cérebro pode ter para interpretar os sinais e identificar com clareza se você está parado ou em movimento.
Sente no banco da frente
Se você estiver viajando de carro, essa também é fácil. Você pode sentar no banco da frente ou no banco do meio da parte traseira do veículo. Tudo isso facilita você enxergar o movimento.
No ônibus, tente olhar para a janela
Se você estiver viajando de ônibus, enxergar a estrada é um pouco mais difícil. Nesse caso, você pode tentar olhar pela janela por curtos períodos de tempo. Isso ajudará seu organismo a interpretar o movimento.
Evite ler com o veículo em movimento
Olhar para algo que esteja estático dificultará a compreensão do seu organismo de que você está se movimentando. Por isso, ler ou ficar prestando atenção na tela do celular não são uma boa ideia para quem enjoa com facilidade.
Masque um chicle
Essa serve para situações mais específicas como andar de avião ou subir e descer serras, por exemplo. O movimento da mastigação diminuirá a sensação de pressão que é gerado com a mudança da pressão atmosférica e aliviará o enjoo nessas situações.
Olhe para o mar (
Se na estrada essa já é uma sensação incômoda, imagine em uma viagem em uma embarcação em que não é possível parar a qualquer momento. Nesta situação, a lógica é a mesma, você precisa mostrar para o seu cérebro que você está em movimento. Você pode fazer isso indo para a proa (a parte da frente da embarcação) e ficar, por alguns minutos, olhando para frente.