Umani e CDL Passo Fundo lançam projeto de acolhimento a pacientes afásicos

Iniciativa visa preparar estabelecimentos do varejo e de serviços para atender e proporcionar mais autonomia a pessoas com dificuldade de comunicação

Comunicar-se é uma habilidade fundamental para se viver em sociedade. No entanto, uma série de condições pode prejudicar essa habilidade, dentre elas a afasia. O Mês de Junho é marcado pela mobilização de conscientização sobre esta que é uma alteração de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e que afeta tanto a compreensão quanto a capacidade de fala e expressão da pessoa.

Neste contexto, o Instituto Umani e a CDL Passo Fundo lançam uma campanha de mobilização local para preparar estabelecimentos de varejo e de serviços para acolher e proporcionar maior autonomia aos pacientes afásicos e neurológicos. As ações de formação serão estendidas aos municípios de Santa Rosa e Erechim.

O lançamento do projeto aconteceu durante a edição de junho da Conversa de Empreendedor, realizado nesta sexta-feira, 21 de junho, que teve como convidadas as sócias-diretoras do Instituto Umani a fisioterapeuta Nedi Magagnin e a fonoaudióloga Andréia Estér Puhl.

De acordo com Andréia, quando a sociedade está preparada para receber pessoas que tenham alguma dificuldade, seja ela de linguagem ou mesmo de locomoção, ela possibilita o maior exercício da autonomia. “Poder pedir um café, um pão, comprar uma roupa pode ser um desafio para o paciente afásico. Com isso, muitas vezes as pessoas acabam não indo a locais que antes elas frequentavam e, em grande parte das vezes, deixam de exercer a própria autonomia e de manter laços sociais que são tão importantes para a vida de todos”, explica.

Conforme Nedi, o objetivo desta campanha é justamente preparar as empresas para que tenham pessoas que saibam como atender um paciente afásico ou com outros tipos de dificuldade. “Existem estratégias simples que podem auxiliar os atendimentos. Com isso, todo mundo ganha. As empresas que irão vender produtos e serviços e os pacientes que poderão exercitar a própria autonomia e também se sentirem mais seguros e acolhidos para socializarem”, complementa.

Para o presidente da CDL Passo Fundo, Evandro Pereira da Silveira, a inclusão é um tema de extrema relevância. “Um dos nossos objetivos é tornar os negócios locais cada vez mais inclusivos e acessíveis. Com esta campanha, queremos apoiar a capacitação dos profissionais para que estejam preparados a atender com empatia e eficiência todas as pessoas, independentemente de suas condições de comunicação. A inclusão é um valor fundamental que devemos perseguir constantemente”, destaca.

Para preparar essas empresas, um Workshop será realizado para as empresas interessadas em aderirem a essa campanha. Os participantes receberão um selo de estabelecimento parceiro que identificará aqueles que estão preparados para atender esses pacientes. Além disso, no site do Instituto, será disponibilizada uma página com nomes e formas de contato das empresas participantes.

Para participar

Empresas interessadas em aderir à campanha e participar do Workshop, que será gratuito, podem entrar em contato com o Instituto Umani, pelo WhatsApp 54 9709-9236. Ou pelo link: https://bit.ly/workshop-afasia.

O que é a afasia

A afasia é uma alteração da linguagem causada por algum dano cerebral como um AVC ou um traumatismo craniano. Essa condição afeta a capacidade da pessoa de se comunicar, impactando habilidades como falar, entender, ler e escrever. O tratamento geralmente envolve terapia fonoaudiológica e o uso de diferentes estratégias conforme a intensidade do comprometimento.

A causa mais comum para a ocorrência da Afasia é o AVC. No Brasil, não há dados específicos sobre a ocorrência da afasia na população. Porém, considerando que o AVC seja a principal causa desta alteração é possível se ter uma ideia já que diariamente são registrados, em média, 978 novos casos de AVC, de acordo com a Sociedade Brasileira de AVC. Isso significa dizer que há um caso de AVC a cada 1,5 a 2 minutos no Brasil.

plugins premium WordPress
Abrir chat
Necessita ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?